Agende sua consulta
Home Notícias

NOTÍCIAS

curiosidades Câncer do colo do útero
Compartilhe:
Por Redação Data: 2021-05-07 14:47:13

#MarçoLilás O câncer do colo do útero costuma ser associado à infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano), que é transmitido sexualmente. Mas, nem todas as portadoras de HPV desenvolvem câncer.

A herança genética faz com que algumas mulheres sejam mais propensas a desenvolver a doença após a infecção pelo HPV.

Mulheres com parentes de primeiro grau - mãe ou irmã - que tiveram câncer de colo do útero têm um risco maior de desenvolver a doença do que aquelas que não tem casos de doença na família. Pesquisadores suspeitam que alguns casos dessa tendência familiar são causados por uma condição hereditária que torna algumas mulheres menos capazes de combater a infecção pelo HPV do que outras. Em outros casos, as mulheres da mesma família de uma paciente já diagnosticada têm um ou mais fatores de risco não genéticos para a doença.

O HPV está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero. Outros fatores de risco são: fumo, uso prolongado de pílula anticoncepcional, relações sexuais sem preservativo, vida sexual iniciada cedo e a falta do exame preventivo.

Se você, mulher, tem casos de câncer do colo do útero por parte de mãe ou irmã, tenha uma atenção maior: vá ao médico para realizar o exame ginecológico preventivo, pelo menos, uma vez por ano a partir dos 25 anos.

Conheça os nossos serviços

A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A

GENÉTICA

Nossos Especialistas

Conheça todos os Especialistas
Convênios médicos que atendemos
Copyright © 2020 | Neoclínica, todos os direitos reservados. Desenvolvido por