Agende sua consulta
Home Notícias

NOTÍCIAS

curiosidades Qual o melhor óleo para cozinhar?
Compartilhe:
Por Redação Data: 2021-06-22 10:46:08

Qual o melhor óleo para cozinhar? Essa é uma pergunta muito frequente no consultório da nossa nutricionista, Eduarda Kingma (@eduardakingmanutri).

De acordo com ela, a diminuição do consumo de gorduras é sempre incentivada como forma de prevenção do câncer. Mas atenção, nem todas as gorduras são ruins!

Existem alimentos que possuem "gorduras boas" que ajudam em muitas funções no nosso organismo, como por exemplo, abacate, coco, linhaça, castanhas, entre outros.
Mas quando falamos em preparações culinárias, devemos ter alguns conceitos em mente.

Em geral, óleos e azeites são divididos em três categorias, de acordo com o tipo de ácido graxo:

- Saturados
- Monoinsaturados
- Poliinsaturados

E com esses conceitos acima, como escolher qual utilizar em nossa cozinha?

# Óleo de coco - por ser considerado uma gordura saturada, deve ser utilizado com moderação e não possui evidência científica para redução de hipercolesterolemia.

# Óleo de canola - tem mostrado efeitos cardioprotetores devido ao conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados. Mas vale ressaltar que os efeitos saudáveis dos óleos comestíveis podem ser suscetíveis a alterações segundo o método culinário utilizado (frituras em profundidade ou superficiais) e em cocções de longo tempo, o que gera mudanças físico químicas que podem repercutir na saúde devido à produção de substâncias indesejáveis ou tóxicas (acroleína).

# Azeite de Oliva - é tido como uma das opções mais saudáveis por ser rico em gordura monoinsaturada, que auxilia a reduzir os níveis de LDL colesterol.

# Óleo de soja - é rico em gordura poli-insaturada, mas quando submetido a altas temperaturas, produz toxinas que são maléficas a saúde.

Assim a melhor opção é preferir consumir as fontes de gordura boa in natura e evitar a fritura.

 


Referências:


Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Canola – aspectos nutricionais. Disponível em . Acesso em 21 de agosto de
2015.

SCHWINGSHACKL, Lukas et al. Effects of oils and solid fats on blood lipids: a systematic review and network meta-analysis. Journal Of Lipid Research, Vienna, v. 59, n. 1, p. 1771-1782, 13 jul. 2018

Conheça os nossos serviços

A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A

GENÉTICA

Nossos Especialistas

Conheça todos os Especialistas
Convênios médicos que atendemos
Copyright © 2020 | Neoclínica, todos os direitos reservados. Desenvolvido por