Agende sua consulta
Home Notícias

NOTÍCIAS

curiosidades Março Lilás - Alerta para a prevenção contra o câncer do colo do útero
Compartilhe:
Por Redação Data: 2021-03-08 11:53:15

Iniciamos hoje o mês de Março com um alerta importante para as mulheres: a prevenção contra o câncer do colo do útero! Conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção a este câncer, também conhecido como Papanicolau, é o objetivo da Neoclínica e de outros órgãos da saúde com essa campanha.


 O exame de Papanicolau faz a coleta de algumas células da região do colo uterino para investigar a presença de infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, lesões precursoras deste tipo de câncer.

O câncer do colo do útero é terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ele é causado, essencialmente, pelo vírus HPV. A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer, e essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo.



FORMAS DE PREVENÇÃO:

 O uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV.
 A vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos disponibilizada pela rede pública de saúde (a vacinação e a realização do exame preventivo, Papanicolau, se complementam como ações de prevenção).

A doença tem cura e pode ser facilmente prevenida. O exame deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano a partir dos 25 anos.

Conheça os nossos serviços

A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A

GENÉTICA

Nossos Especialistas

Conheça todos os Especialistas
Convênios médicos que atendemos
Copyright © 2020 | Neoclínica, todos os direitos reservados. Desenvolvido por