Agende sua consulta
Home Notícias

NOTÍCIAS

curiosidades 1/3 dos cânceres podem ser evitáveis
Compartilhe:
Por Redação Data: 2020-04-29 14:04:24

Para prevenir e combater o câncer, é fundamental falar sobre métodos de evitar-lo e como detecta-lo precocemente. 

Os cânceres podem ser causados ​​por vários fatores diferentes e, como em muitas outras doenças, a maioria é resultado da exposição à fatores causais. É importante lembrar que, embora alguns fatores não possam ser modificados - como idade elevado e heranças genéticas -, cerca de um terço dos casos de câncer podem sim ser prevenidos por meio da redução dos riscos comportamentais e alimentares. Ou seja, pela mudança de condutas do dia-a-dia você pode garantir a manutenção da boa saúde.
Aí vão alguns fatores modificáveis para evitar o risco da doença:

  •  Consumo de álcool: existem evidencias hoje que reforçam a relação das bebidas alcoólicas com alguns tipos de cânceres.
  •  Estar acima do peso ou obeso: o maior ganho de peso, principalmente em adultos, está associado a maiores riscos de câncer.
  • Dieta e nutrição: especialistas sugerem que dietas particularmente ricas em carnes vermelhas, carnes processadas, alimentos salgados e com baixa volume de frutas e vegetais têm um impacto nos riscos de câncer
  • Atividade física: se exercitar regularmente ajuda a reduzir o excesso de gordura corporal além dos riscos de diversos cânceres
  • Tabaco: a fumaça do tabaco contém pelo menos 80 substâncias causadoras de câncer diferentes (agentes cancerígenos). Quando a fumaça é inalada, os produtos químicos entram nos pulmões, passam para a corrente sanguínea e são transportados por todo o corpo.
  • Radiação ionizante e locais de trabalho: Algumas pessoas correm o risco de serem exportas à substâncias causadora de câncer por causa do trabalho que realizam. Fontes de radiação sintéticas, como raios-x, raios gama e outras formas de radiação de alta energia, representam riscos para os trabalhadores. A exposição prolongada e desprotegida às radiações ultravioletas do sol, lâmpadas solares e camas de bronzeamento também pode ser prejudiciais.

Conheça os nossos serviços

A Neoclínica Oncologia alia a qualidade técnico-científica de seus processos à inovação para garantir o tratamento integral dos pacientes com câncer.

Icone
ONCOLOGIA CLÍNICA

Especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das neoplasias malignas (cânceres) em geral.

Icone
HEMATOLOGIA

Especialidade que se dedica ao estudo e tratamento das doenças que acometem as células do sangue e da medula óssea, inclusive as neoplasias hematológicas malignas.

Icone
ONCOGENÉTICA

Atuação médica que investiga a causa hereditária para o surgimento do câncer, assim como avalia o perfil molecular expresso pelo tumor para fins prognóstico.

Icone
MASTOLOGIA

Especialidade médica que se dedica ao tratamento clínico e cirúrgico das doenças benignas e malignas da mama, tendo como prioridade dedicar-se diretamente às estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Icone
CIRURGIA ONCOLÓGICA

Especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico do câncer.

Icone
RADIOTERAPIA

Especialidade médica focada no tratamento do câncer com o uso da radiação ionizante.

Icone
PSICO-ONCOLOGIA

Especialidade da Psicologia que se dedica a trabalhar com as reações emocionais do paciente com câncer, de seus familiares ou de seus cuidadores.

Icone
ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

Especialidade da Enfermagem que se dedica a oferecer atendimento de forma sistematizada e humanizada ao paciente com câncer.

Icone
FARMÁCIA EM ONCOLOGIA

Área de atuação farmacêutica nas atividades de manipulação, aquisição e gerenciamento de quimioterápicos, as quais garantem a qualidade dos procedimentos.

Icone
NUTRIÇÃO EM ONCOLOGIA

Especialidade em nutrição que visa à prevenção e auxílio ao paciente durante e após o tratamento oncológico.

Icone
ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA (ESTOMATOLOGIA)

Área que tem como foco o atendimento de pacientes oncológicos que estão frequentemente sobre risco de complicações orais decorrentes da quimioterapia e da radioterapia através de medidas preventivas.

Icone
QUIMIOTERAPIA

É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem (INCA).

Icone
GENÉTICA

O estudo da genética busca melhorar o diagnóstico de doenças graves e complexas, auxiliando na prevenção e no tratamento individualizado de maneira mais assertiva! Além do câncer, investigamos a causa genética ou hereditária de outras doenças como neurológicas, nefrológicas, cardiológicas, além de infertilidade e malformações congênitas.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A

GENÉTICA

A ciência nos auxilia em busca de uma vida mais leve e sem surpresas! Como parte da Medicina de Precisão, o estudo da genética busca melhorar o diagnóstico de doenças graves e complexas como o câncer, auxiliando na prevenção e no tratamento individualizado de maneira mais assertiva! Além do câncer, investigamos a causa genética ou hereditária de outras doenças como neurológicas, nefrológicas, cardiológicas, além de infertilidade e malformações congênitas. Com uma equipe multidisciplinar, estamos preparados e estruturados para acolhê-los.

Nossos Especialistas

Conheça todos os Especialistas
Convênios médicos que atendemos

Siga nossas notícias sobre Oncologia e Genética

Leia também

Veja todas as notícias
Copyright © 2020 | Neoclínica, todos os direitos reservados. Desenvolvido por